terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

DIZ O TEXTO A SEGUIR





Cajazeiras: Terra da Educação e da Cultura, e que faz bem ao espírito
por SERGIO BOTÊLHO. PUBLICADO NO BLOG PARA ONDE IR, EM 28.01.2021
 

Você junta a fama de que foi Cajazeiras quem ensinou a Paraíba a ler, com a fome de cultura expressa na vontade de sua juventude, eventos culturais importantes, a tradição e a história do Teatro Íracles Pires, tudo isso, aliado a um enorme pendor pela Comunicação, na população, e você tem um retrato bem fiel do que é a cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão Paraibano.

O responsável direto pela fama de que a cidade teve a iniciativa de ensinar a Paraíba a ler foi o Padre Inácio de Sousa Rolim, nascido numa fazenda da região, e que, pouco tempo depois de ser ordenado sacerdote, em Olinda, voltou às origens e fundou uma primeira escola, a “Escolinha de Serraria”. Na sequência criou um novo colégio que viria a atrair figuras de várias regiões do estado da Paraíba, e, ainda, de estados vizinhos, a exemplo de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Um deles foi o mítico Padre Cícero Romão, de Juazeiro.

TRAJETÓRIA

O conjunto da obra que deu início à cidade - isto, entre os anos de 1825, quando o Padre Rolim foi ordenado, até 10 de julho de 1876, quando Cajazeiras virou município, forjou o espírito da cidade, mergulhada no gosto pela educação e pela cultura. A inauguração do Teatro Íracles Pires, em 1965, foi um marco cultural importante para a cidade. Reformado e ampliado em 2018, a Casa é hoje a principal referência para o teatro, na região.

Cajazeiras comemora aniversário em 22 de agosto - tida como sua data de fundação, nos idos de 1863 -, geralmente com uma grande festa, onde, evidentemente, não falta uma prestigiada programação artística, envolvendo teatro, música, literatura e folclore, principalmente, com forte apelo turístico, sempre.

Bom lembrar, como atrativos, além do Teatro Íracles Pires, a Biblioteca Pública Municipal Doutor Castro Pinto, a antiga Estação Ferroviária, a Estátua do Cristo Redentor, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima e a Igreja de São João Bosco.

Estando, pois, na Paraíba, convém visitar Cajazeiras, envolvendo-se espiritualmente com um ambiente que transpira cultura.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO    


Nenhum comentário: