sábado, 18 de dezembro de 2010

TV Ceará - Rede Tupi em Cajazeiras

por Cleudimar Ferreira

Quando a TV Chegou? 

"TV Ceará em Cajazeiras". Anunciava um letreiro aberto no início dos anos 70, em uma das vigas na ponte que liga o Estádio de Futebol Higino Pires Ferreira ao Colégio Diocesano e Bairro Belo Horizonte - antigo do Alto Cabelão. A emissora de TV instalada pelos Diários Associados nos anos 60, só foi inaugurada definitivamente em Fortaleza em 1974 e logo em seguida, foi implantada pelos seus dirigentes, as atividades de produção da programação local e a expansão do seu sinal para o interior do Estado, bem como, parte do vizinho Estado da Paraíba.

Em Cajazeiras as imagens da Tv Ceará chegaram um ano depois, graça a instalação de uma antena repetidora implantada no morro do Cristo Rei. Na época havia poucos TVs na cidade e a disputa por um espaço nas janelas das residências era grande, só para assistir os seriados que compunha a vasta grade da programação da Rede Tupi de Televisão.

Para ver Bat Masterson, o Zorro, Perdidos no Espaço, Tarzan, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo, a Feiticeira, Gin das Selvas, Daniel Boone ou mesmo, Viagem ao Fundo do Mar, os garotos da época faziam de tudo para disputar uma "frexinha" nas janelas das poucas casas que havia TV e, muitos, andavam de bairro em bairro sem importar para o cansaço a procura de TVs ligadas ou mesmo, queimar aulas sem o consentimento dos pais, para assistir um dos seriados acima.

Programas como "Almoço com as estrelas" aos sábados, com Airton e Lolita Rodrigues, o polêmico "Flávio Cavalcanti" aos domingos, com seus quadros: "Um Instante Maestro" e "A Grande Chance". Novelas de grandes sucessos, como Simplesmente Maria, O Direito de Nascer, Meu Pé de Laranja Lima, A Barba Azul e a campeã de público e de crítica Mulheres de Areia, comoveram e encheram de lágrimas os olhos dos telespectadores cajazeirenses. Um tempo que apesar de preto e branco, emocionou a todos e deixou muitas saudades.





Deixe o seu comentário








Nenhum comentário: