sábado, 18 de julho de 2020

LEMBRANDO A ATRIZ LACY NOGUEIRA


Cleudimar Ferreira (cleudimar.f.l@gmail.com)


A atriz Maria Lacy Nogueira Alves da Silva ou simplesmente Lacy Nogueira (in memoriam), teve atuação marcante na década de 60, dividindo a arte de representar com a da comunicação no rádio, sendo considerada a percussora da voz feminina na radiofonia cajazeirense. 

Nessa atividade, em 1966, a atriz dividiu com o radialista Pedro Gomes, a apresentação do programa "Forró do Varandão"- um marco na programação diária do radio cajazeirense, que ia ao ar, sempre, nos finais das tardes na Difusora Rádio Cajazeiras. Nesse programa radiofônico, ela vivenciou por muito tempo e com muito humor, à personagem "Comadre Desejo". 

No teatro Lacy viveu várias facetas, sendo assim, criadora de diversos personagens de destaques nas encenações que participou. Em seu trabalho como atriz na dramaturgia de sua época, ela teve participação marcante em diversas peças montadas. 

Mais recentemente, em 1993, Lacy foi vencedora do prêmio de melhor atriz na II Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba, com a interpretação da personagem “Dona Sindá”, na peça “A INCELENÇA”, espetáculo que ficou marcado por ser o que mais tempo ficou em cartaz na cidade, sendo também a produção teatral de maior público do teatro em Cajazeiras, além de ter se tornada vencedora de importantes prêmios em festivais de teatro. 

Sob a direção de Íracles Pires, Lacy participou do elenco da peça “O Auto da Compadecida”, do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, vivendo a personagem da “Mulher do Padeiro”, produção dirigida pela teatróloga Íracles Pires, montada nos anos 60, pelo TAC - Teatro de Amadores de Cajazeiras.

  INFORMAÇÕES  das  FOTOS  

Foto 01. Autorretrato de Lacy Nogueira
Foto 02. Anos 60, Praça João Pessoa. Lacy Nogueira ao lado de Gláucia Holanda. Festa da Difusora Rádio Cajazeiras.
Foto 03. Anos 60, Praça João Pessoa. Lacy Nogueira ao lado de Gláucia Holanda. Festa da Difusora Rádio Cajazeiras.
Foto 04. Teatro de Amadores de Cajazeiras (TAC) "O Auto da Compadecida", texto de Ariano Suassuna, direção de Íracles Pires. Década de 60. O elenco da direita para esquerda da foto: Lacy Nogueira, Judivan, Solidônio, Sebastião e Marcos Bandeira.
Foto 05. Teatro de Amadores de Cajazeiras (TAC) "O Auto da Compadecida", texto de Ariano Suassuna, direção de Íracles Pires. Década de 60. O elenco da direita para esquerda da foto: Zenilto Alcântara, Pedro Gomes (João Grilo), Maílson da Nóbrega (Chicó), Lacy Nogueira e Judivan.
Foto 06. Praça Maria Lacy Nogueira Alves da Silva - Área externa do Teatro Ica. Propositura da Deputada Estadual Estela Bezerra, Leia 11.137/2018, assinada pelo então governador Ricardo Vieira Coutinho.
Foto 07. Foto que consta da placa e inauguração da Praça Lacy Nogueira, na parte externa do Teatro Íracles Pires.
Foto 08. Nos anos 60 em um desfile cívico de 7 de Setembro na Rua Juvêncio Carneiro. 
Foto 09. Confraternização em família e amigos. 
Foto 10. Em uma festa no Tênis Clube com seu irmão Tim

 

Nenhum comentário: