segunda-feira, 19 de outubro de 2015



Poeta ministrará oficinas de poesia popular em Cajazeiras e Poço Zé Moura

O poeta popular e declamador Iponax Vila Nova ministra, nos dias 13 e 14 de novembro, a oficina “Universo dos Versos”. No primeiro dia, a atividade é realizada em Cajazeiras, no auditório da 9ª Regional da Educação. As inscrições gratuitas podem ser feitas a partir desta terça-feira (20) e se estendem até o dia 10 do próximo mês. O mesmo cronograma vale para o município de Poço José de Moura, onde a ação acontece no dia 14, no Memorial Zé de Moura.

A carga horária total é de seis horas e a oferta é de 15 vagas em cada município. A ação é promovida pelo governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

No primeiro turno a oficina tem por objetivo despertar o interesse dos participantes pela poesia popular, mostrando as suas origens, o seu surgimento no Brasil, principais expoentes, clássicos consagrados e, sobretudo, as regras básicas desse gênero poético, de fácil e agradável leitura, mas de difícil construção. O ministrante também vai orientar sobre os valores de ritmo e mensagem; sobre a universalidade da poesia regional em suas raízes, universal em sua emoção; sobre as diferenças de elaboração e escrita - versos rimados; sobre as diferenças métricas - versos soltos, quadra, sextilha, oitava, décima; sobre a adaptação de cada um ao seu estilo próprio de escrever: o processo criativo é único como a impressão digital.

No segundo momento, o foco será a declamação que se trata de uma arte diretamente ligada à poesia como um todo e ao verso em si próprio. O aluno será orientado para declamar os versos que escrever. A partir daí, serão trabalhados pontos como a expressão corporal (postura e gesticulação), a interpretação vocal, a técnica de transmitir a emoção do verso à plateia, com as nuances as quais o declamador deve adaptar-se a cada palavra, a cada verso.

Sobre Iponax Vila Nova - Atualmente coordenador do projeto “De Repente no Espaço”, realizado pela FUNESC, o poeta é um dos maiores conhecedores da poesia popular do Nordeste. Nascido em 24 de Março de 1970, na cidade de Cajazeiras, no vale do Rio Piranhas, no sertão paraibano. Conterrâneo do saudoso cantor e poeta Zé do Norte e Filho do Pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas contemporâneo e de Maria Lêda Borges. A poesia sempre fez parte da vida de Iponax, que cresceu ouvindo o som da viola da 'Águia do Improviso', como é conhecido seu pai.

Iponax Vila Nova leva sua arte para os mais distantes grotões do país, um verdadeiro ativista da cultura matuta, sempre presente e participando de festivais, seminários e cantorias de viola, como declamador ou jurado pelo Nordeste afora, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. Sua arte está registrada em quatro CD's repletos de belas poesias e muito humor, e também podem ser ouvidas no programa Universo dos versos que ele conduz de segunda a sexta na rádio Caturité, em Campina Grande.
.........................................................................................................................................
Serviço:

Oficina Universo dos Versos - da construção do verso à declamação
Com Iponax Vila Nova
Cajazeiras - 13 de novembro - 9:00 as 12:00 14:00 as 17:00
Local: Auditório da 9ª Regional da Educação
Inscrições: de 20 de outubro a 10 de novembro na sala do NEC e na sala do Teatro Ica no 1º andar da 9ª Gerencia Regional de Educação.

Poço José de Moura - 14 de novembro - 9:00 as 12:00 14:00 as 17:00
Local: Memorial Zé de Moura
Inscrições: de 20 de outubro a 10 de novembro
Evento gratuito


Nenhum comentário: