sexta-feira, 27 de junho de 2008

Nosso sol é mais bonito

Por do sol no Cristo Rei de Cajazeiras/PB. foto: Cleudimar Ferreira


Era janeiro de 1982 quando essa foto foi revelada. Como vemos, a mesma mostra o por do sol de um final de tarde visto do morro do "Cristo Rei". Colado ao Redentor, a primeira antena repetidora de sinal de TV instalada na cidade. A imagem captada, provavelmente, nesse mesmo mês, por uma Câmera Love, lançada no mercado no início dos anos 80, pela fabricante "Sonora".

A Love (como era chamada) se tornou bastante popular em todo Brasil. Era uma maquinazinha descartável totalmente automática, que não era necessário se colocar o filme, pois o mesmo já vinha embutido na mesma com uma tiragem de 20 poses. Ou seja, 20 fotografias.

Ao fotografar, você enviava a câmera para Manaus/AM, onde ficava a matriz da Sonora - uma empresa do ramo fotográfico. Chegando lá, a pequenina máquina era aberta e o filme era revelado. O cliente recebia via reembolso postal as fotografias e recebia também outra câmera nova, prontinha para ser usada, para se tirar outras fotos. 

Essa imagem, foi capitada a partir de um local próximo onde fica hoje a antena da Rádio Patamuté FM, ou seja, da posição leste em direção ao oeste. A mesma expõe com clareza como era o entorno do Cristo Rei. Limpo, sem antenas, com sua vegetação preservada e acolhedora, que encantava qualquer visitante que no local estivesse. Principalmente se o horário fosse ao finalzinho da tarde de uma estação de verão, quando o sol fica mais dourado, vermelhando o céu de Cajazeiras.









DEIXE O SEU COMENTÁRIO

foto do pôr do sol: Crédito: Cleudimar Ferreira

Nenhum comentário: