Visão geral da antiga ponte e a sangria em época de inverno.
a ponte
das noites nuas
fez ponto
num ponto
onde o sol poente
acalentado
vermelhou as águas do grande lago
desdenhadas
as picaretas surgiram
quando a tarde viu chorar
os deserdados do lírio
no lamento sombrio
da vil ação
o por do sol já sem vida
fechou os olhos
e partiu.
Cleudimar Ferreira
A imagem mostra o governador - filho de Cajazeiras Ivan Bichara Sobreira e esposa "in visit" a velha ponte do sangradouro do açude grande. Nesse mesmo dia, o chefe de estado paraibano, assinou um convênio com a prefeitura, destinando recursos para construção do canal de escoamento das águas da sangria do velho açude cajazeirense.
Perplexos olhares sem ânimo, ver a derrubada da velha ponto. Foto: João Bosco Pinto.
Tempos depois, após a construção do canal, veio a destruição da antiga ponte, como se vê na fotografia acima. A derrubada da primitiva estrutura da ponte, foi uma ação costurada dentro da Câmara Municipal da cidade, pelo então vereador João de Manoelzinho, orientado pelo prefeito na Epitácio Leite Rolim, que executou os serviços que culminou com a derrubada da ponte, sob pretexto de que a ponte trazia perigo ao açude, já que não facilitava a descida da vegetação aquática que era trazida pelas águas em direção a sangria, fazendo essa vegetação encalhar nas colunas de sustentação, impedindo o curso normal das águas em épocas de grandes cheias do açude. No centro da foto, de calção vermelho e camisa azul céu, está o vereador João de Manoelzinho.
O então vereador Raimundo Júnior, hilariado com a nova ponte construída.
E assim, quase um década depois, a ponte foi reconstruída. A simpática vetusta ponte tinha uma estrutura de sustentação feita de ferro, bastante parecida os trilhos das antigas ferrovias, cabos de aços como corrimãos nas laterais esquerda e direita e o piso em tábuas de madeira de lei, fixas por pinos de aço. Tinha um valor histórico e sentimental para o povo de Cajazeiras, principalmente, para os artistas, historiadores e intelectuais e parte da população da região norte e noroeste, pois servia de atalho, de passagem e ligação dessas duas regiões com o centro da cidade.
DeixeSeuCOMENTÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário