domingo, 17 de março de 2013

Projeto "CINEMA NO AR" chaga a Cajazeiras nesse início de semana.




O Cinema na Rua chega a Cajazeiras nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, na Praça do Xamagão, a partir das 18h30m. O evento é realizado pela produtora Buriti Filmes e tem o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal. Foi iniciado em 2011 e conta com uma estrutura armada ao ar livre com capacidade para trezentas pessoas por seção, uma tela inflável, som surround e projetor digital.
Serão exibidos no meio da praça os filmes: segunda-feira, Eu e Meu Guarda - 18h30m; Saneamento Básico, o filme - 20h15m. Na terça-feira, Rio - 18h30m, O Palhaço - 20h15m. Não será cobrada a entrada e o acesso é livre para o publico a partir dos 12 anos.
O projeto batizado de Cinema no Ar-Tela Brasil, é uma das primeiras iniciativas do gênero cinema itinerante no país, cujo objetivo é levar cinema e graça para a população que não tem acesso às salas convencionais.
Para os idealizadores do projeto, os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, Hoje, no Brasil, apenas 8% dos municípios têm salas de cinema e talvez essa seja uma das grandes questões que precisam ser resolvidas para democratizar a cultura cinematográfica no país.
Segundo o IBGE, 92% dos municípios brasileiros não têm salas de cinema. Nas sessões do Cinema no Ar, grande parte do publico vê o cinema pela primeira vez. “O público quer ir ao cinema, quer assistir a filmes nacionais e quer cinema de qualidade” acrescentam os cineastas.
A Buriti Filmes, criada em 1997 pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, coleciona mais de 73 prêmios nacionais e internacionais com filmes, documentários e projetos especiais. Alguns desses projetos foram exibidos em 5 continentes e vendidos para mais de 15 países, com altos índices de audiência na TV aberta e TV à cabo, além de serem sucesso de público e crítica nas salas de cinema. 


Nenhum comentário: