domingo, 16 de dezembro de 2012

O Paço Municipal de Cajazeiras

No passado, o paço municipal de Cajazeiras era composto da Sede Administrativa com Gabinete de Despacho do Prefeito que ficavam no pavimento térreo e, Fórum Civil Criminal no pavimento superior. Com a construção do atual Fórum Ferreira Júnior provavelmente no final dos 70 e inicio dos ano 80, evidentemente, suas instalações transferidas para a nova sede, o pavimento de cima do nosso paço, passou a sediar as acomodações de várias secretarias e repartições do município. 

O estilo arquitetônico do prédio é eclético. Tem elementos que lembra o estilo Déco, misturados com linhas do Neoclassicismo moderno. A beleza da sua arquitetura retilínea, ou seja, suas linhas retas, pode até lembrar um dos momentos da arquitetura Bauhausiana. Estilo de construção desenvolvido pela Escola de Arte Bauhaus, criado pelo arquiteto Walter Gropius em 1919, na cidade de Weimar, Alemanha. 

No Brasil, esse estilo alemão de arquitetura, passou a ser aplicado a partir de 1961, com a construção do prédio da FAU na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. O nosso paço é um patrimônio de todos os cajazeirenses. É belo na paisagem de Cajazeiras e está arrodeado pela Praça João da Mata - conhecida também como Praça do Congresso. Precisa ser cuidado e preservado.     



Edifício sede da Prefeitura Municipal de Cajazeiras.
A 1ª imagem, o prédio visto por taz com a praça.
Na 2ª, o prédio ainda em construção.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO.




Um comentário:

Anônimo disse...

O prédio da prefeitura de Cajazeiras é um dos mais bonitos do Sertão.