domingo, 23 de fevereiro de 2025

Rótulos de cigarros, provavelmente fabricados em Cajazeiras e Sousa.

porCleudimar Ferreira

imagnes meramente ilustrativa do acervo da Fundação Joaquim Nabuco


Que interessante. No acervo de fotografias da Fundação Joaquim Nabuco, encontrei essas duas imagens de rótulos de cigarros fabricados nas cidades de Cajazeiras e Sousa. Os supostos impressos dos produtos originários das vizinhas cidades, parecem ser anúncios publicitários, divulgados em algum órgão noticioso, em circulação no passado, na região de Sousa e Cajazeiras. Os rótulos foram confeccionados a partir do uso da técnica de impressão litográfica. Sendo que, especificamente, o rótulo do cigarro fabricado em Cajazeiras, feito em cores; e o de Sousa, em Preto e Branco.

Como se ver nas imagens acima, a arte nos rótulos, apresenta um desenho diferenciado, porém representativo, simbólico, com ilustrações e temática bastante comum nas gravações do final do século XIX (periodo Imperial) e início do sáculo XX, quando o Brasil passou a ser república. Os impressos originais, pertencem ao colecionador Brito Alves, conforme ficha catalográfica da Fundação Joaquim Nabuco. O acesso as imagens, só é possível através da caixa/menu de busca do site da fundação, digitando as palavras 'Cajazeiras, Paraíba'.

Conforme os rótulos, o cigarro cajazeirense, se chamava ‘A Flor do Brasil’ e tinha a marca ‘As Duas Coroas’ fábrica de cigarros Rozado e Irmão, como fabricante. Já o manufaturado na vizinha cidade de Sousa, tinha o nome de 'Cigarros Sertanejos' e, era fabricado na cidade sorriso por A. J. de Mello. Os cigarros eram distribuídos e vendidos no comércio das duas cidades e cidades circunvizinhas.

D E I X E  O  S E U  C O M E N T Á R I O


Imagens: Acervo da Fundação Joaquim Nabuco / coleção Brito Alves

Nenhum comentário: