sexta-feira, 27 de abril de 2012

Padre Levi. Padre, Político, Polêmico




Cartaz de uma das campanhas do Padre Levi Rodrigues a Deputado Estadual. Político polêmico, conservador, latifundiário, dono de terras na região de São Jose de Piranhas - a Fazenda Santa Rosa, seu refúgio natural. O religioso ficou conhecido na literatura folclórica da política sertaneja, durante a campanha de 1972, quando realizou naquele ano a "Passeata dos Jumentos"

O evento atraiu a atenção de todos e até da imprensa nacional e internacional. "Me entusiasmei com a idéia e fui a Santa Luzia onde tinha um circo armado em busca de um urso branco (apelido do então governador Ernani Sátyro), um leão (que quase pega Zé Gayoso, vestido de branco e montado a cavalo em frente à Ação Católica); um pavão e daí por diante o povo trouxe de tudo, até muriçocas em garrafas, tornando a manifestação em um verdadeiro zoológico, sem muita lógica, ambulante. Muitos países do mundo publicaram a matéria: Rússia, França, Inglaterra". 

Na década de 60, o folclórico Padre Levi, foi eleito prefeito do município de São José do Bonfim, na região de Patos, Paraíba, numa disputa acirrada com adversários políticos, onde chegou a sofrer até ameaças de morte. O Padre exerceu cargos importantes na Diocese Cajazeiras, sendo indicado vigário de mais de 10 paróquias do sertão do Estado. 

O religioso era natural de Patos, nasceu em 07 de setembro de 1926 e faleceu em 26 de abril de 2012. Era filho do senhor Alexandrino Rodrigues de Oliveira e Mariana Alves de Oliveira.

Fotopintura. acervo: Cleudimar Ferreira

DEIXE O SEU COMENTÁRIO




Nenhum comentário: