segunda-feira, 6 de abril de 2020

Cinema Paraibano no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Cleudimar Ferreira
cleudimar.f.l@gmail.com 



O cinema realizado hoje na Paraíba aos poucos vai ocupado espaços na produção brasileira e merecidamente, vai conquistando a simpatia do público e de alguns seguimentos da critica especializada. Esse momento fica evidenciado pela constante participação dos nossos atores em importantes produções do cinema nacional e latino, além de alguns desses, terem participados de novelas e minisséries na TV. Espaços conquistados também pelos nossos diretores e técnicos, que cada ano vai crescendo, ganhando destaques na nossa sétima arte, como é caso agora da indicação de três produções paraibana para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Os filmes produzidos em nosso Estado que concorre ao prêmio, são dois longas-metragens e um curta-metragem. Os longas são “Ambiente familiar” e “A noite amarela” respectivamente dos diretores Torquato Joel (estreando em longas) e Ramon Porto Mota. Já o curta é “A ética das hienas”, dirigido por Rodolpho de Barros.

No caso dos longos, o filme “Ambiente familiar” o tema central em discussão é a estrutura familiar e a questão do afeto. O longa tem um elenco composto pelos atores Beto Quirino, Cely Farias, Fernando Teixeira, Suzy Lopes, Kassandra Brandão, Fernando Teixeira e Marcelia Cartaxo, Fagner Costa, Diogenes Duque e Jose Alex Oliveira.

Já “Noite Amarela”, conta a história de um grupo de adolescentes que viaja para uma remota ilha do Nordeste, com objetivo de comemorar a formatura do ensino médio. Mas as brincadeiras e festas são gradativamente interrompidas pela sensação de que o lugar abriga um horror insondável. No elenco: Ana Rita Gurgel, Rana Sui, Caio Richard, Felipe Espíndola, Clara Oliveira, Matheus Martins e Marina Alencar.

O curta “A ética das hienas” conta à história de uma fraude realizada numa perícia de trabalho que é descoberta, mas nada como um bom acordo no Brasil. Com a Justiça, com o mercado, com tudo. Tem um elenco formado por Fernando Teixeira (experiente ator paraibana), Daniel Porpino, Suzy Lopes, Tavinho Teixeira, Servilio de Holanda e Marcelia Cartaxo.

No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem indicações para diversas categorias e os profissionais desse setor, disputam as premiações de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Direção De Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Efeito Visual, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem Documentário, Melhor Montagem Ficção, Melhor Primeiro Longa Metragem, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.




Nenhum comentário: