segunda-feira, 13 de julho de 2015

O QUE MUDOU NA ARQUITETURA DE FACHADA DO CENTRO COMERCIAL DE CAJAZEIRAS:

Nos 139 anos de Cajazeiras, veja nas imagens dos quadros abaixo, as principais mudanças sofridas pelo conjunto arquitetônico do seu centro comercial, composto pela rua Padre José Tomás e edifícios que compõe o sítio da Praça Coração de Jesus - popularmente conhecida como "Praça dos Carros," ou através dos ângulos sugeridos pelo fotógrafo Cavalcante Júnior, nas fotografias dos três últimos quadros desta postagem. 


Quadro 01. 










A primeira fotografia, mostra o principal trecho da rua Padre José Tomás, sem o sobrado onde hoje está instalada a Daniele Boutique e sem o primeiro andar da esquina onde funcionou a antiga loja Casas Pernambucanas. Na segunda, esse mesmo trecho já com a edificação do referido sobrado, mas ainda sem o primeiro andar da loja Casas Pernambucanas. 

Observe que os frontões, tanto das fotografias do lado esquerdo como a do lado direito, foram modificados. Principalmente, o conjunto de lojinhas que fica lado esquerdo da primeira fotografia. Comparando as duas imagens, observa-se que houve um deslocamento da porta de entrada para o mercado. A primeira fotografia, talvez seja a mais antiga fotografia feita desse trecho. Veja que o pequeno sobrado onde está instalada a lanchonete São Braz é mais antigo desse trecho. 


Quadro 02.









Veja que na primeira imagem deste quadro, as modificações continuam. No canto direito da foto, já há uma marquise, porém ainda não há o primeiro andar da loja Casas Pernambucanas. Na segunda imagem, já há o primeiro andar da Casas Pernambucanas e a entrada do mercado sofreu um intervenção, com o frontão sendo aumentado e anexação de um portão.


Quadro 03. 










Nestas duas imagens acontece a descaracterização de um dos prédios mais belo do centro, o sobrado onde está instalado a Daniele Boutique. Repare que os batentes que haviam nas portas foram retirados e substituídos por soleiras aparadoras ou de contenção. Os arcos romanos que existiam nas portas, também fora retirados. 

No seu comprimento, as partas laterais sofreram modificações, e foram substituídas por portas de vidros e portões de ferros. Ainda no pavimento térreo que fica de frente para praça, aconteceu a maior agressão na fachada original do edifício. É só comparar as duas imagens; observa-se que essa parte foi totalmente modificada.        


Quadro 04.










Agora com mais amplitude, observe por outro ângulo as modificações do sobrado onde está a loja Daniele Boutique e parte do sítio da antiga Praça dos Carros, atual Coração de Jesus. Observe como ocorreram as modificações nas fachadas dos prédios.


Quadro 05.









Outro sobrado que sofreu gritantes modificações, foi o onde está instalada a Lanchonete São Braz. Repare que no seu pavimento superior, as janelas foram completamente modificadas. As mesmas foram diminuídas; perderam os arcos indianos que haviam e na sua nova versão; elas foram fixadas sem a devida simetria. 

O pior, é que o parapeito em estilo colonial que havia na janela principal do pavimento superior, foi arrancado e substituído por um de vergalhões niquelados. Finalizando, todos os ornamentos que compõe a fachada do mesmo, foram modificados.  

Cleudimar Ferreira.


B O N U S
........................................................................................................................















PINTURA NÃO USUAL EM FACHADAS ANTIGAS FOI USADA NA SEDE DO GRÊMIO ARTÍSTICO CAJAZEIRENSE. ESPIA como foi o tratamento que os dirigentes do CDL de Cajazeiras deram a esse prédio que foi construído especificamente para abrigar a sede do Grêmio Artístico Cajazeirense. O prédio, me parece, é um equipamento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP. Além das cores gritantes, pouco usual e desconforme para pintura de fachadas antigas. A pintura feita no velho prédio da Praça do Espinho chama atenção e agride os olhos das pessoas que passam pelas imediações do prédio. O executor desse modo Fauvista de ver o mundo, não poupou nem os medalhões decorativos que há no frontão do mesmo, composto de nome e data da construção do prédio, que foram empalecidos, ofuscados com o pigmento branco. Uma agressão.









VEJA COMO FICOU BONITO O PRÉDIO ONDE FUNCIONAVA A CASA NORTE DE JOSÉ ADEGILDES. Prédio histórico em Cajazeiras, onde funcionou a loja de materiais elétricos e variedades “Casa Norte”, que era de propriedade de José Adegildes, passa por reforma. A combinação das cores, ocre amarronzado como a tinta principal da fachada e os frisos, linhas, arcos e arabescos decorativos em branco, combinaram muito bem. Pena que as portas originais que eram de madeiras, não foram preservadas.




Nenhum comentário: