quarta-feira, 10 de julho de 2013

A festa espetáculo
Mariana Moreira

As festas juninas, tradicionalmente, sempre foram manifestações espontâneas do povo, na celebração das colheitas generosas em anos de invernos regulares. As músicas de Luiz Gonzaga, conhecidas em todo o país, eternizaram muitos dos sentimentos que contaminavam os sertanejos nestes momentos quando o fole roncava no alto da serra e a cabroeira subia a ladeira para dançar. As salas de reboco, os céus iluminados pelos balões que aqueciam os corações e encantavam os namorados, o ronco do zabumba e o som da sanfona que fazia a todos dançarem na cadência do chiado da chinela, no fungado no cangote da morena.

Nas últimas décadas, no entanto, as festas juninas foram perdendo essa configuração de expressão espontânea do povo na celebração da colheita na mesma proporção em se transformaram em espetáculo políticos organizados, principalmente, pelo poder público, e convertidos em peças promocionais para a divulgação e a angariação de simpatia e dividendos eleitoreiros. Também sofreram um deslocamento espacial, concentrando-se nas áreas urbanas, convertendo-se em grandes espetáculos movidos pelos ritmos musicais da moda que, muitas vezes, estão visceralmente divorciados da criatividade dos artistas populares que cantam os amores e agruras da gente sertaneja.

Um modelo que, inicialmente inaugurado em cidades como Campina Grande e Caruaru, se disseminou por todo o Nordeste, com seus concursos de quadrilhas estilizadas e esteticamente montadas como peças para venda turística, com shows espetaculares e milionários.

Escapar dessa formatação é uma tarefa complicada considerando ainda a grande pressão que a mídia exerce na cobrança de realização de festas espetaculares, mesmo a revelia da miséria do tesouro público. Muitos municípios se atrelam a iniciativa privada na busca da concretização desse propósito e converte as festas juninas em vitrine de propaganda comercial de produtos que ganham exclusividade de serem comercializados, engordando os lucros de empresas.

Em alguns momentos, encontramos iniciativas que buscam driblar esse esquema e realizar festas juninas mais identificadas com as tradições populares. Um exemplo disso é a cidade de Cachoeira dos Índios que encontrou uma alternativa interessante para envolver a comunidade na celebração dos festejos ao promover um concurso para escolher a rua que realize a melhor caracterização de um arraial junino. Uma empreitada que envolve os moradores na decoração da rua, na ornamentação, na montagem de espetáculos artísticos, na produção de uma culinária típica. A cada ano, mais ruas se sente instigada a participar e, sem grandes alardes, vai mantendo a tradição e fazendo a festa com simplicidade e beleza.


fonte: Diario do Sertão

Nenhum comentário: