quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

LIBERTÉ D'IMPRESSION

Regina Pereira - Artista Plástica

Começa hoje dia 19 e vai até dia 22, às 19 horas, no Hall do Teatro Iracles Pires, a exposição Liberté D’impression, da Artista Plástica Regina Pereira. Não conheço de perto seus trabalhos, mas pelo que apresentam através das imagens fotográficas divulgadas, já dar para se perceber o perfil de sua arte e as possibilidades de crescimento e ascensão no disputado espaço da arte na Paraíba.   

Há uma proposital e incerta busca, em busca de uma definição estética nos trabalhos de Regina. Nesse pretenso deslocamento a procura de uma característica que posso se fixar e definitivamente desenvolver a sua arte, Regina abraça o experimentalismo e passa construir um conjunto de trabalhos, até então alegóricos, usando diversos elementos visuais como forma de expressão e dar vida a sua criatividade.

Nada além do normal. Pois é esse o caminho de todo artista em formação, que ainda não atingiu a plena maturidade, mas que se acolhe na prática do fazer, por pura sensibilidade e o mérito de gostar de lidar com a arte. Comportamento natural que todo artista traz e que na sua fase inicial, passa.

No seu trabalho, percebe-se que Regina se concentrou numa temática única – a sensualidade feminina, a sua relação com o universo social narcisista da mulher moderna e a necessária necessidade de liberdade. Um bom sinal. Pois a temática precisa vir primeira na obra de uma grande artista. Para dar vida essa temática, ela usou de recursos técnicos misturados e multifacetados, como: a colagem, a pintura, o desenho, escolhidos para formar suas composições.

Utilização de diversos elementos materiais, como galhos de árvores, conchas, tecidos, missangas, arames, cartolinas e outros, para percorrer por um viés artesanal e misturando nesse contexto, diversificados automatismos para definir o caráter formal dos seus trabalhos. O que me parecer ser ainda uma fase de busca, porém, pelo conjunto, um promissor futuro para as artes visuais da região de Cajazeiras.

Cleudimar Ferreira






Nenhum comentário: