MaisumavezSOSEdifícioOK
Está circulando na Internet, uma foto antiga desse prédio da década de 30. A imagem foi revitaliazada via IA. Mas, a bem da verdade, como está hoje, esse espaço pitoresco de Cajazeiras. Então vamos lá aos fatos hitóricos desse destacado equipamento cajazeirense, chamado Edifício Ok.
Construído pelo empresário José Lira Campos, em 1936, o Edifício Ok foi um dos primeiros centers comerciais e lazer instalados no sertão paraibano. Ainda hoje em pé, porém sofrido, esquecido e abandonado. O prédio estrategicamente, está situado na esquina da rua Joaquim Costa (antiga rua da Feira Velha) com a Avenida Presidente João Pessoa (que já foi Rua Nova), principal via pública da cidade.
Nas décadas seguintes pós a sua inauguração, cuja festa de abertura contou com a participação do então músico pernambucano “Capiba”, o local era dotado de uma superestrutura constituída de cinema - o Cine Teatro Éden; um clube social - o Excelso Club; uma confeitaria e café, moderna e atraente sorveteria, uma bem montada barbearia, salão de bilhar e até fábrica de gelo. Um marco na história do empreendedorismo cajazeirense dos anos 30.
Na época em que foi construído, o Edifício Ok chamava atenção da população cajazeirense e visitantes, dado o seu estilo arrojado em Arte Déco - tendência em uso nas construções da época e, pelas linhas 'neocubista' (crife meu), inspirada no modelo nas produções artísticas criada pelos pintores Georges Braque e Pablo Picasso, até então em moda na arquitetura das primeiras décadas do século XX.
Instalado na principal avenida de cidade, o Edificio Ok, era um ponto de convergência da sociedade de Cajazeiras, que do terraço, em meios ao esmalto do piso de tacos da sua parte superior, contemplava os grandes eventos da cidade, como os desfiles cívicos, as festas carnavalescas na Praça João Pessoa e, os ousados e gigantescos comícios das campanhas eleitorais que eram realizados nessa importante artéria da cidade.
A sua construção foi sem dúvida um grande acontecimento para a vida social da cidade e, por algum tempo, o orgulho da população. Mas, mesmo com suas linhas e traços inovadores, que marcou a arquitetura moderna dos anos 30, isso não foi o bastante para convencer o empresariado local de sua viabilidade comercial e, agora abandonado; esquecido; agoniza em direção as ruínas, com sua fachada sendo tapada com alvenaria ou placas publicitárias, com o único propósito de futuramente ser demolido sumariamente. O que é lamentável e, infelizmente, uma pena ver o seu estado de abandono.
Cleudimar Ferreira
ALBUM FOTOGRÁFICO
LEGENDAS DAS IMAGENS:
A primeira imagem mostra o prédio na década de 80, já em decadência, funcionando praticamente só o cinema.
A segunda imagem, (atual) revela o mesmo totalmente modificado e abandonado, servindo de depósito e oficina mecânica.
A terceira imagem. parte de esquina coma a rua Joaquim Costa, antiga rua da Feira Velha
A quarta fotografia, destaca o Carnaval de 1952. Destaque: carreata passando em frente ao Edifício OK.
A quinta fotografia, (foto: Marcos Andrade). A Praça João Pessoa anos 80, a noite. No lado o Edificio Ok em pleno funcionamente, com bares, cinema - Cine Éden e em cima, o Clube Social.
A sexta imagem, outra visão - frontal do Edificio Ok, vendo na marquise os cartazes do Cine Éden
A sétima fotografia mostra como foi a inauguração e abertura do Edifio Ok.
A oitava imagem, uma versão recente IA (celismar) do Edificio OK, mostrando os cartazes do Cine Moderno ou Cine Éden.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO OU COMPARTILHE
2 comentários:
Olá,
Gostei do blog, bastante informativo.
No texto acima está escrito "Pábulo Picasso", mas o nome correto do pintor espanhol é Pablo Picasso.
Um abraço e vida longa ao seu blog.
Greciane
Obrigado Greciane por você descobrir e gostar desde blog. Você está correta, o nome "dele" é mesmo Pablo Picasso. Foi uma falha minha. Espero que você nos visite outras vezes.
Postar um comentário