segunda-feira, 7 de outubro de 2019

“O Seu Amor de Volta” longa de Bertrand Lira, venceu em quatro categorias no Festival de Cinema de Vitória.




O documentário “O Seu Amor de Volta” (Mesmo que ele não queira) longo de ficção dirigido pelo paraibano natural de Cajazeiras Bertrand Lira, venceu na categoria de melhor direção, melhor roteiro, Melhor Interpretação - Marcélia Cartaxo e Menção Honrosa - Willian Muniz, na 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas do 26º Festival de Cinema de Vitória, realizado no mês setembro passado.

O filme traz a tona o universo das cartas, dos búzios, banhos de ervas e oferendas, atrativos muitas vezes usados para conquistar corações, mostrando assim as diferentes superstições e rituais utilizados na busca do amor e o sucesso nos relacionamentos.

Para descrever esse universo, cartomantes e videntes foram convocados para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens: um maquiador e professor de artes; uma professora de língua portuguesa; e duas atrizes, que vivia e trabalhavam em João Pessoa. Seus relatos foram entrecortados por consultas a cartomantes e pais de santo que passaram prever seus futuros e dar conselhos sobre suas vidas amorosas.

Para o diretor Bertrand Lira, trabalhar esse tema era uma necessidade. “Por que essa nossa obsessão para amar e ser amado por uma pessoa que ainda nem conhecemos na sua plenitude? Seria esse desejo fruto de um condicionamento social ou uma necessidade natural já impressa em nosso DNA? Por que dependemos tanto de outra pessoa para a nossa própria realização afetivo-emocional?”, questiona. 

Segundo Bertrand, o documentário não tem pretensões de encontrar respostas para essas questões, mas, através das histórias de perda e frustração, colocar a questão em debate. “O documentário tenta fazer o expectador se reconhecer nesses fragmentos de histórias e divagações, que não se constituem em uma narrativa acabada, mas em momentos de vidas, lacunas a serem preenchidas pelo espectador a partir de suas próprias vivências, numa proposta aos modos de um filme ensaio, com um ponto de partida definido, mas sem a certeza de uma chegada”, conta o diretor.

Produzido em João Pessoa, entre abril e junho de 2017, O seu amor de volta é o segundo documentário de longa-metragem de Bertrand. O primeiro foi O rebeliado, realizado em 2009, e também sua segunda ficção, depois do curta A poeira dos pequenos segredos”, de 2014.



Nenhum comentário: